A FASE venceu a licitação para Fiscalização da Linha Amarela - Linha D da Metro do Porto



O consórcio FASE/AYESA assinou contrato com a Metro do Porto para Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra da empreitada da Linha Amarela, Linha D - prolongamento até Vila D´Este, por um período estimado de 36 meses e contempla os seguintes trabalhos:

• O prolongamento da Linha D entre a estação de Santo Ovídeo e Vila d’Este, numa extensão de 3.250 m.
• Um Parque de Material em Vila d´Este
• 3 Estações – Manuel Leão (subterrânea), Hospital Santos Silva e Vila d’Este (à superfície)

O Empreendimento a fiscalizar compreende:
- A execução de Túneis (NATM) 1.010m de extensão, Trincheiras.
- Estações (e respetivas áreas técnicas)
- O Parque de Material, será localizado em Vila d’Este – com 3 ha, sendo que será usado para parqueamento de veículos, estações de serviço e de lavagem, incluindo edifícios diversos para a operacionalidade do mesmo (designadamente, Portaria, Edifício Social, Armazém e Subestação de Tração).
- O Viaduto de Santo Ovídio terá 580 m de comprimento, largura do tabuleiro 10,2 m e vão máximo ~86 m, com solução construtiva mista – treliça metálica com laje em betão armado e pilares de fuste único.
- O PEV, com secção circular, diam. 14 m e alt. ~18 m, e com ligação ao troço em túnel.
- 2 Passagens Superiores Rodoviárias (PSR).
- A instalação de Via Férrea,
- A instalação de Redes Hidráulicas (de abastecimento – incluindo de combate a incêndios, de drenagem e de bombagem) e os Serviços Afetados.
- A instalação das Redes de Alimentação de Baixa e Média Tensão, Subestações de Tração (SET), Postos de Transformação, Catenária, Redes Elétricas (iluminação geral e de emergência, rede de terras, caminho de cabos, etc.), Sistemas de Ventilação e de Desenfumagem, AVAC e Acessos Mecânicos (elevadores e escadas mecânicas).
- A instalação de Sistemas de Comunicação, Supervisão e Controlo.
- A instalação de Catenária.
- A Empreitada de Sinalização e diversos Fornecimentos no âmbito dos Sistemas de Apoio à Exploração (SAE), designadamente: Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA), Centrais e de Rádio, Voz e Dados, e Equipamentos Terminais, de Venda e Validadores.

« Anterior  Seguinte »


« Voltar