A FASE e a Brasventos no Brasil



A BRASVENTOS adjudicou à FASE CP, em parceria com a 8.2 Portugal, a Prestação de Serviços de Inspecção de Aerogeradores em três Parques Eólicos no Rio Grande do Norte, com um total de 112 aerogeradores.

Esta Prestação de Serviços tem como objectivo a verificação do bom funcionamento dos aerogeradores e levantamento de não conformidades a serem corrigidas, visando o máximo rendimento dos equipamentos.

Dentro desse tipo de inspecção, são verificados os seguintes componentes dos aerogeradores:
• Inspecção externa de toda a superfície da pá (por corda rapel) e interna, para verificação da estrutura.
• Análise de vibrações da caixa multiplicadora, que é uma das principais e mais dispendiosas partes de um aerogerador.
• Serão efectuados Vídeos de endoscopia da caixa multiplicadora, para verificação de desgastes anormais em engrenagens e rolamentos, do gerador eléctrico, para verificação de desgastes de rolamentos e ainda verificação de estado dos nichos dos studbolts das pás.
• Análise de óleos da caixa multiplicadora, para levantar nível de presença de metais (desgaste de engrenagens).
• Verificação estrutural do nivelamento das fundações, com verificação de recalques diferenciais ou mesmo de arranchamento, verificação da estrutura da coluna de sustentação (estado de proteção das chapas) e verificação das estruturas internas (escadas e plataformas e suportes de cabos eléctricos).
• Verificação dos Sistemas principais de segurança, do sistema eléctrico quadros e painéis e do Sistema SCADA de controlo do aerogerador.

« Anterior  Seguinte »


« Voltar